terça-feira, 29 de maio de 2012

Planejamento didático...

Na aula do dia 29/05, abordamos na aula um tema muito importante para a formação do professor. Através da oficina feita pelo grupo de Alisson, Cíntia, Juliana e Karol, a sala pôde discutir sobre a importância do planejamento didático.

A oficina iniciou-se com uma dinâmica envolvendo toda a turma. Na dinâmica, as pessoas se uniam em pequenos grupos e, ao sinal de um colega de fora, as pessoas trocavam de lugar, formando novos grupos, de acordo com as regras do jogo. O objetivo da dinâmica foi nos mostrar a importância do planejamento na nossa vida, não se restringindo apenas ao âmbito da didática escolar. Na brincadeira, percebemos que para trocar de grupos seguindo as regras, era necessário um rápido planejamento mental antes do colega dá o sinal.

Após a brincadeira (que serviu também para deixar todos mais alertas para a continuação da aula), a equipe fez uma rápida apresentação sobre o planejamento escolar. O planejamento é definido como o "exercício sistemático da antecipação através da racionalização", podendo ser de três tipos: educacional (planejamento educacional no âmbito do governo federal), curricular (planejamento no âmbito do estado) e de ensino (planejamento educacional individual de cada professor). Este último é o que mais nos interessa. Saímos da palestra com duas ideias: 1) o planejamento educacional possui passos definidos de elaboração e 2) bom planejamento requer prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário