Aula de Didática
Na aula do dia 24 de
Abril, de princípio fizemos uma reflexão, iniciada pela professora Alessandra
do novo texto, que comenta sobre a formação continua e obrigatoriedade de
competências na profissão de professor de Philippe Perrenoud, um texto que faz
uma abordagem de competências que se aplica tanto a formação inicial quanto a
formação contínua, dando um enfoque, sobre tudo, na formação continua, ou seja,
formação permanente, pois, como já vimos nas aulas passada o professor nunca
está definitivamente pronto.
No entanto uma
competência é um saber mobilizar e não se trata de uma técnica ou de mais um
saber, porém, trata-se de uma capacidade de mobilizar um conjunto de recursos, com
isso, a uma frase de perrenoud que diz: “o modo de elaboração da formação é tão
importante quanto o seu conteúdo”, ou seja, elaborar uma mobilização de
recursos que possam ser aplicadas na sala de aula, de modo que, facilite a
aprendizagem, logo, faz parte das competências conteúdo, habilidade e atitude.
Com isso, o desafio da didática moderna é saber “mobilizar” certo saberes.
Logo, na reflexão do
texto, o qual teve uma interação dos alunos, abordaram-se algumas competências,
por exemplo: 5. Trabalhar em equipe,
que foi a mais discutida, a qual é uma referência, por ser tão importante na
formação contínua do professor, e no modo de aprender do aluno, despertar um
“espírito de equipe”, sendo assim, falamos também da 6. Participar da gestão da escola, 7. Informar e implicar os pais, e a 10. Gerir sua própria formação contínua.
Entretanto, dando
continuidade à aula, uma equipe ficou responsável de juntamente com a
professora, preparar essa aula, desse modo, fomos assistir um filme chamada
”preciosa” que conta uma história de uma aluna que era considerada feia, gorda
e que escondia uma dificuldade de aprender, sendo que a professora com muita
responsabilidade procura ajuda-la na sua dificuldade, buscando criar condições
para que ela “a aluna” mudasse, e procurando tratar aluno como sujeito de seu
aprendizado e não como objeto.
Portanto, a professora
Alessandra, estabeleceu o seguinte pergunta: Que competência o filme revela? O filme
revela o papel de uma professora que diante de uma realidade escolar
extremamente difícil busca colocar em pratica a capacidade de criar condições para
que o aluno seja sujeito da sua própria aprendizagem, e que o grupo tenha uma
interação, no entanto, exerceu varias competências entre elas as que ficaram
mais evidentes foram a 3. Conceber e
fazer evoluir dispositivos de diferenciação, a 9. Enfrentar os deveres e os dilemas Éticos da profissão. Sendo que no
filme, a professora consegue motiva-la fazendo com que ela consiga seguir seus
estudos ultrapassando seus desafios até chegar a se formar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário