terça-feira, 8 de maio de 2012


Aula de Didática
Na aula do dia 24 de Abril, de princípio fizemos uma reflexão, iniciada pela professora Alessandra do novo texto, que comenta sobre a formação continua e obrigatoriedade de competências na profissão de professor de Philippe Perrenoud, um texto que faz uma abordagem de competências que se aplica tanto a formação inicial quanto a formação contínua, dando um enfoque, sobre tudo, na formação continua, ou seja, formação permanente, pois, como já vimos nas aulas passada o professor nunca está definitivamente pronto.
No entanto uma competência é um saber mobilizar e não se trata de uma técnica ou de mais um saber, porém, trata-se de uma capacidade de mobilizar um conjunto de recursos, com isso, a uma frase de perrenoud que diz: “o modo de elaboração da formação é tão importante quanto o seu conteúdo”, ou seja, elaborar uma mobilização de recursos que possam ser aplicadas na sala de aula, de modo que, facilite a aprendizagem, logo, faz parte das competências conteúdo, habilidade e atitude. Com isso, o desafio da didática moderna é saber “mobilizar” certo saberes.
Logo, na reflexão do texto, o qual teve uma interação dos alunos, abordaram-se algumas competências, por exemplo: 5. Trabalhar em equipe, que foi a mais discutida, a qual é uma referência, por ser tão importante na formação contínua do professor, e no modo de aprender do aluno, despertar um “espírito de equipe”, sendo assim,  falamos também da 6. Participar da gestão da escola, 7. Informar e implicar os pais, e a 10. Gerir sua própria formação contínua.
Entretanto, dando continuidade à aula, uma equipe ficou responsável de juntamente com a professora, preparar essa aula, desse modo, fomos assistir um filme chamada ”preciosa” que conta uma história de uma aluna que era considerada feia, gorda e que escondia uma dificuldade de aprender, sendo que a professora com muita responsabilidade procura ajuda-la na sua dificuldade, buscando criar condições para que ela “a aluna” mudasse, e procurando tratar aluno como sujeito de seu aprendizado e não como objeto.
Portanto, a professora Alessandra, estabeleceu o seguinte pergunta: Que competência o filme revela? O filme revela o papel de uma professora que diante de uma realidade escolar extremamente difícil busca colocar em pratica a capacidade de criar condições para que o aluno seja sujeito da sua própria aprendizagem, e que o grupo tenha uma interação, no entanto, exerceu varias competências entre elas as que ficaram mais evidentes foram a 3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação, a 9. Enfrentar os deveres e os dilemas Éticos da profissão. Sendo que no filme, a professora consegue motiva-la fazendo com que ela consiga seguir seus estudos ultrapassando seus desafios até chegar a se formar.

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