sábado, 7 de abril de 2012


No dia 20 de março de 2012, tivemos a terceira aula de Didática, no intuito de compreender o que seja Didática, que segundo o texto “O papel da didática na formação do educador” tem como finalidade a “formação do professor”, sendo um “mecanismo de preparação do Educador”. Logo, levando em consideração as aulas que já tivemos, podemos dizer que Didática está intensamente ligada à com ensinar, ou mais, saber ensinar bem, o que implica uma série de fatores como metodologia, relação do professor com o aluno entre outros fatores.
Já no inicio da aula orientada pela professora Alessandra Assis, formamos os grupos para que pudéssemos fazer uma reflexão sobre o que se tratava o texto e suas implicações na vida diária do professor educador.
Dando continuidade a aula, escolhemos 4 (quatro) palavras chave retiradas do texto :Educador, educando, subjetividade, intermediário, teórico -pratico, comprometimento, experiência .
Com isso, tivemos uma reflexão proveitosa diante de tais palavras podendo chegar a uma conclusão: a importância do professor na Educação, levando-se em consideração sua condição humana, significando que se trata de alguém que sempre está aprendendo como diz no texto “O educador nunca estará definitivamente pronto”, no entanto, exerce um papel importante como um intermediário, entre o saber e o aluno, e não como um transmissor de conhecimento, mas, como algo que ficou bem claro na aula, “o professor é sujeito da sua própria História” tem uma importância essencial na educação, pois, um país só cresce se investe na educação e isso passa, se tratando da educação acadêmica, de modo, necessário pelo professor, juntamente com toda conjuntura que lhe envolve.
Portanto, no final da aula diante da reflexão levantada, um dos alunos nos indicou um vídeo do YOUTUBE com o tema “a escola de Paulo Freire” na intenção de nos mostrar que Escola é um lugar de se fazer amigos, não é somente uma estrutura concreta, mas, escola é sobre tudo, gente. E assim finalizamos mais uma aula de didática e práxis pedagógica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário