No dia 20 de março de 2012, tivemos a terceira aula de Didática,
no intuito de compreender o que seja Didática, que segundo o texto “O papel da
didática na formação do educador” tem como finalidade a “formação do
professor”, sendo um “mecanismo de preparação do Educador”. Logo, levando em
consideração as aulas que já tivemos, podemos dizer que Didática está
intensamente ligada à com ensinar, ou mais, saber ensinar bem, o que implica
uma série de fatores como metodologia, relação do professor com o aluno entre
outros fatores.
Já no inicio da aula orientada pela professora Alessandra Assis, formamos os
grupos para que pudéssemos fazer uma reflexão sobre o que se tratava o texto e
suas implicações na vida diária do professor educador.
Dando continuidade a aula, escolhemos 4 (quatro) palavras chave retiradas do
texto :Educador, educando, subjetividade, intermediário, teórico -pratico,
comprometimento, experiência .
Com isso, tivemos uma reflexão proveitosa diante de tais palavras podendo
chegar a uma conclusão: a importância do professor na Educação, levando-se em
consideração sua condição humana, significando que se trata de alguém que
sempre está aprendendo como diz no texto “O educador nunca estará
definitivamente pronto”, no entanto, exerce um papel importante como um
intermediário, entre o saber e o aluno, e não como um transmissor de
conhecimento, mas, como algo que ficou bem claro na aula, “o professor é
sujeito da sua própria História” tem uma importância essencial na educação,
pois, um país só cresce se investe na educação e isso passa, se tratando da
educação acadêmica, de modo, necessário pelo professor, juntamente com toda
conjuntura que lhe envolve.
Portanto, no final da aula diante da reflexão levantada, um dos alunos nos
indicou um vídeo do YOUTUBE com o tema “a escola de Paulo Freire” na intenção
de nos mostrar que Escola é um lugar de se fazer amigos, não é somente uma
estrutura concreta, mas, escola é sobre tudo, gente. E assim finalizamos mais
uma aula de didática e práxis pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário